segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOVA PIDE

De acordo com o jornal Correio da Manhã de hoje, “os serviços secretos estão a celebrar protocolos com os organismos públicos com vista à colocação de agentes do Serviço de Informações da República (SIS) e do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) com identidade codificada em instituições do Estado”.

Como se já não bastassem as escutas telefónicas, as câmaras de vigilância, a devassa de e-mails, os “chipes” nos automóveis, o controle da via verde e do multibanco, agora o governo socratino também quer recuperar a polícia política com outra roupagem e nome, mas com o mesmo objectivo que levou Salazar a criar a PVDE, mais tarde PIDE e que Marcelo Caetano substituiu por DGS.

Estão em causa as liberdades que a Constituição define e espera-se que desta vez o Presidente da República tenha opinião, embora nada nos garanta que de forma encapotada a intenção deste pulha que nos (des) governa não vá por diante.

Não há dúvida: eles andam aí e estão mais activos do que se julga.

(Celino Cunha Vieira)

3 comentários:

Monte Cristo disse...

Nada me espanta, se vier de Sócrates e do PS. Nova PIDE? Há muito que ela anda por aí. Com os seus bufos,também. A mentalidade fascista, por muito escondida que esteja atrás de rótulos, como «democrático» e «socialista», transparece sempre nas práticas.

Sempre o disso, de há muitos anos até hoje: o PS é o cancro da nossa democracia e da nossa liberdade.

Mas este é um povo de «brandos costumes», no dizer de Salazar. Aguenta tudo a besta...

O Puma disse...

A coisa espalha-se

como o negócio da nova gripe

Só tenho pena dos cães

com chip no lombo

a denunciarem os donos

contra a sua vontade

Anónimo disse...

"O Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, proibiu hoje, por despacho, a assinatura de protocolos com o Serviço de Informações da República (SIS) e com o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), com qualquer entidade regional.
O despacho Nº 13/2009, com a data de 25 de Agosto e assinado na Ilha do Porto Santo, considera que “os Serviços, Institutos e Empresas Públicas sob tutela do Governo Regional, não são instituições do Estado”, pode ler-se.
“Antes que alguém se lembrasse de usar aqueles métodos nos serviços do Governo Regional eu cortei a questão”, declarou Jardim à margem da inauguração das novas instalações das Finanças Regionais, na Ilha do Porto Santo. Jardim acredita que nem os serviços de Estado, nem os da Região, nem mesmo os municipais “precisam de espiões”, porque considera Portugal um pais de “gente séria”, onde ninguém coloca a pátria em perigo.“A não ser que os espiões sejam para fiscalização política e não para defesa do Estado”, sentenciou.O líder madeirense reagia desta forma à notícia do matutino Correio da Manhã que, na edição de de segunda-feira, noticiava que o SIS e o SIED se preparavam para colocar agentes em alguns ministérios como forma de combater o combate à criminalidade organizada e crime financeiro."

In Público