quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O POVO PORTUGUÊS É UMA LOIRA


Está interessante a campanha para as presidenciais. De alto nível. Os dois principais candidatos andam entretidos a falar – ou a mandar falar – dos podres um do outro. Alegre, entalado entre um PS – o seu PS – que conduziu o país à ruína, e um Bloco de Esquerda que nem do PS quer ouvir falar, parece ter percebido que a sua fanfarronice é chão que já deu uvas. É do PS, mas não quer que se saiba; não é do Bloco, mas quer fazer crer que até podia ser. E voto dos camaradas comunistas, que ele em tempos renegou – e hoje abjura – que venham às pazadas. Caíam que nem sopa no mel…

Fala grosso, diz palavras lindíssimas, como solidariedade, democracia e república, mas, no fundo, sempre esteve ao lado do bando cor-de-rosa. A solidariedade socialista e os seus valores democráticos e republicanos, sabemos nós o que são: chamam-se roubalhe
ira, corrupção, compadrio, amanhanço à má fila, tentativa de controlo da comunicação social e toda uma série de desmandos dignos do currículo de um enxofrado coronel das velhas Repúblicas das Bananas. E muita degeneração à mistura. Ciente da banhada que vai levar, pôs-se, a propósito do BPN, a atirar pedras a Cavaco. Até parece que não esteve cá no tempo – e já lá vão uns anitos – em que a coisa estoirou mesmo debaixo das barbas do seu querido camarada, o distraído Vítor Constâncio. Mais vale tarde, dirão os totós. E as loiras…

Cavaco, por seu lado, quer fazer crer que o BPN lhe passou ao lado, e que a pequena fortuna que lhe medrou no bolso, foi um mero – embora infeliz – acaso. Ele também nada sabia dos esquemas do BPN, como não percebe nada dessas coisas de aplicações financeiras, embora, valha a verdade, seja mesmo economista, com diploma passado a dia útil. Limpinho. E logo vem à baila a reforma de 600 contos que Alegre nem se lembrava que tinha, conseguida ao fim de seis longos
mesinhos a debitar palavrório no velho Rádio Clube Português. E para provar que o poeta anda mesmo mal da memória, aparece a história de um cheque que não foi cheque, mas sim dinheiro que foi devolvido – ou talvez não. Ou seja: que ele devolveu, por cheque, mas que não sabe se o cheque foi descontado, mas a verdade é que o valor veio contra a sua vontade – ou seria sem o seu conhecimento? – mas que ele, na realidade, não queria, isto é… Olhem: o poeta não percebe nada de dinheiro, nem de reformas, o seu mister são as letras, os poemas, os decassílabos, o verso branco e as palavras belas, como liberdade, solidariedade e outras coisas a acabar em ade, como fatalidade, que o é estar-se num partido – o PS – que acabou de afundar o país, e ser-se apoiado por esse partido. E – volto a lembrar – por outro partido que nem pode ver o PS. «Ké kisso tem?», perguntam as loiras deste país.

Cavaco, valha a verdade, percebe é de pobreza. Vejam lá que descobriu, há quinze dias, que a pobreza era uma vergonha. Fiquei elucidado. Infelizmente, ele chegou a Portugal – e, provavelmente, ao planeta Terra – há precisamente duas semanas. Foi pena. Ele devia ter estado cá quando um tal Aníbal Silva foi primeiro-ministro e, mais tarde, presidente da república.

Mas não faz mal. O povo português é mesmo loira…

Completamente loira.


(João Carlos Pereira)


Crónica lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 12/01/2011.
Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não podia concordar mais consigo. De resto, no Seixal o povo português é duplamente loira... votar nestes "comodistas" para nos governar a nível autárquico é só de quem não pensa bem o que faz!

Anónimo disse...

Caro João carlos

Infelizmente em Portugal o que mais tem são "loiras" e no proximo dia 23 as mesmas loiras de sempre vão dar a maioria novamente ao "alfarrobas" para o mandatar a mais uns anitos de corta-fitas.
É o Portugal que temos dirão alguns.
Eu digo que é o Portugal que os portugueses sem duvida nenhuma merecem atendento a sua manifesta "burrice".
Saudações amigas
Abraço
João Massapina

Monte Cristo disse...

Caro João

Como descobriste este sítio? Ainda estás lá pelo Sul? Perdi o teu contacto. Dá mais notícias.

Infelizmente, o nosso país está cada vez pior. Todo dividido em clãs. E cada clã dividido em três partes. Os que se amanham; os rafeiros, que comem as sobras e sonham com mais alguma coisa; e os fiéis de(votos), que papam tudo e, só porque são «os seus» até batem palmas.

Uma tristeza. Olho para os candidatos «melhor colocados» e penso. É a um destes anormais que milhões de portugueses vão entregar os destinos do meu País?

Anónimo disse...

Para a CM do Seixal também ganhma as "loiras"!

J.S. Teixeira disse...

Os vereadores do PS na Câmara Municipal do Seixal dão provas de reconhecimento ao trabalho de luta contra a hipocrisia e mentira do seu próprio partido levando um "simples blogue" de sátira política, O Flamingo, a Sessão de Câmara. Conheça mais detalhes no blogue O Flamingo.

A verdade afinal dói-lhes!

Tenho dito.

Anónimo disse...

Ó senhor presidente da càmara municipal do seixal. O senhor que já meteu na câmara um batalhão de boys e girls e vários desempregados do seu partido, porque não dá um job ao teixeira? Ele já o merece.
A não ser que ele já esteja nalgum gabinete aí do caixote só com este trabalho de escrever coisas a engraxá-lo.

Joçao Massapina disse...

Estimado Carlos

Foi um nosso amigo comum que fez o grato favor de me fazer chegar a indicação. Nada mais, nada menos que Celino Cunha Vieira.

Estou radicado no Brasil a 6 anos.
Espero que tudo esteja ok, na medida do possivel, pois Portugal não esta bom para "quase" ninguém excepto para aqueles que bem sabemos...

Aceita forte Abraço com a amizade de sempre

João Massapina