quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ACABAR COM O RESTO

...
Há crianças que vão para a escola com o estômago vazio. Há autarquias que, ultrapassando as suas competências e dificuldades, passaram a fornecer refeições aos alunos do ensino básico, até nos dias em que as escolas estão fechadas. Há professores e funcionários das escolas que andam, literalmente, a mendigar géneros alimentícios para mitigar as necessidades dos alunos carenciados. Já a Caritas Portuguesa denunciou que passaram, no curto espaço de um ano, de 5.000 para 62.000 o número de pessoas que a contactam, solicitando auxílio alimentar. Todos os dias, mais vítimas da ditadura económica que estrangula o povo e o país se juntam à vergonhosa lista dos mais de dois milhões de pobres que já existiam em Portugal antes de famosa crise do capitalismo.

No entanto, o OGE que o PS e o PSD cozinharam, isenta de imposto os lucros dos accionistas que detenham mais de 10% do capital das empresas. Em números redondos, vão à vida, como se costuma dizer, mais de 818 milhões de euros em impostos. E ao mesmo tempo que se cortam 1.432 milhões de euros nos salários de 350 mil trabalhadores da Administração Central, e se congelam os salários dos restantes, orçamentam-se mais 440 milhões de euros para a contratação de trabalhadores com vínculo precário.

Se tudo isto já era escandaloso, a situação ultrapassa todos os limites quando se verifica que o OGE do PS e do PSD prevê mais de 30 milhões de euros para despesas de representação, o que constitui um aumento de 20% em relação ao OGE de 2010. Só a Presidência do Conselho de Ministros vai comer cerca de 1.500.000 euros. Quando se reduzem os salários aos trabalhadores da Função Pública, o governo aumenta, desta maneira, os vencimentos dos governantes e das chefias, com o fim óbvio de os compensar dos cortes nos vencimentos. Que bela moral, a destes extraordinários ilusionistas!

Mas há mais! Enquanto rouba 1.432 milhões de euros nos salários da Administração Pública, o governo orçamenta para 2011, com o silêncio do PSD, praticamente o mesmo valor (1.317 milhões de euros) para a aquisição de serviços a privados, tais como estudos, pareceres, projectos e consultadoria, assistência técnica, trabalhos especializados e publicidade. Só em publicidade, o aumento, em relação a 2010, é de 32,9%. Tendo em atenção que muitos destes serviços poderiam ser executados por trabalhadores da função pública com competências para o efeito, sem dúvida que a finalidade é entregar a certas empresas privadas, com ligações íntimas ao Largo do Rato, como é hábito, belos e chorudos negócios.

Entretanto, mais 336 trabalhadores da empresa Groundforce, ligada à TAP, vão dar com os ossos no desemprego. Porquê? Simples: é que foi criada uma empresa concorrente, chamada Portway, ligada à ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, que beneficia de melhores condições de exploração e, por isso, cobra taxas mais baixas às companhias aéreas. Porque é que foi criada uma empresa ligado ao Estado, através da ANA, para destruir outra empresa ligada ao Estado, através da TAP?

Quando soubermos quem são os administradores da Portway – e as suas ligações partidárias – teremos, certamente, a resposta a esta intrigante pergunta.

Entrementes, fala-se de um governo de salvação nacional, com PS, PSD e uma adjacência chamada CDS/PP.

Deixem-me rir. Com os mesmos? Só se for para acabar com o resto!


(João Carlos Pereira)

Crónica lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 17/11/2010.
Não deixe de ouvir em 98.7 Mhz e participar pelos telefones 212277046 ou 212277047 todas as quartas-feiras entre as 09H00 e as 10H00.

2 comentários:

Anónimo disse...

MINISTRA DA EDUCAÇÃO DESVALORIZA CASOS DE FOME NA ESCOLA

“Nós, neste momento, não temos um diagnóstico que nos diga que é grave”
Isabel Alçada

Pois não, não é grave e já agora, comer engorda.

Noutros tempos ir para a escola de pé descalço também não era grave porque dava mais consistência à estrutura óssea e evitava o pé chato.

Só um povo imbecilizado suporta esta gente.

Anónimo disse...

Não há nada melhor para se ficar estúpido e com laivos de canalhice à mistura, que entrar para um governo do PS. Ou aderir ao PS. Esta senhora até era (pelo menos, parecia) uma pessoa inteligente e decente.

Vejam no que deu. Não há dúvidas: a baixeza moral e os desarranjos mentais do engenheiro são altamente contagiosos...