quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CRISE – O PAPÃO DO SÉCULO XXI



Os senhores da alta finança e os políticos às suas ordens criaram a Crise. Há quem diga que foi por mera incompetência e excessiva ganância. Eu creio que a Crise é apenas um cenário muito bem elaborado que serve de pretexto para sorverem aos trabalhadores o máximo que puderem – e enquanto puderem. Nenhum grande banqueiro ficou mais pobre, nenhum político perdeu mordomias nem foi devidamente responsabilizado – política e criminalmente – pelas consequências das suas políticas – ou seja, pelas malfeitorias praticadas. Quem não tem a mínima responsabilidade na Crise – caso a Crise fosse uma coisa real e não o utilíssimo papão que é – são os trabalhadores. Todos eles estão inocentes. Limpos. Puros. Mas é a eles que a alta finança, através dos seus governos, apresenta a factura.

Apavorado, inconsciente, abúlico, ignorante, desorientado, estúpido e cobarde, e incapaz de perceber o esquema sinistro de que está a ser vítima, o povo vai obedecendo, bovinamente, à vontade dos seus algozes, suportando o aguilhão como se de uma merecida fatalidade se tratasse.

Perfeitamente consciente da mansidão da manada, o governo do PSD quer que ela trabalhe cada vez mais, por cada vez menos dinheiro, a qualquer hora do dia, a qualquer dia da semana e sempre com a sombra do despedimento a pesar-lhes no cachaço. Cada trabalhador nada mais é, face à prepotência reinante, que um mero parafuso ao dispor do dono da empresa. A entidade patronal passou a ser dona e senhora das vidas dos seus empregados. Diligentes, os «democratas» de serviço aos donos do mundo – e à sua concepção de estrutura política, social e económica da sociedade – estão a conduzir este infame retrocesso civilizacional com enorme competência, de tal modo que até eu continuo a utilizar o termo «trabalhadores», em vez de, mais apropriadamente, usar «servos» ou «escravos de novo tipo».

Qual é a solução? Só vejo uma: agarrarmos pelos colarinhos todos os políticos que, de Mário Soares para cá, tiveram responsabilidades governativas, e todos os que, na Assembleia da República e na Presidência da República os apoiaram – ou, por omissão, permitiram os seus desmandos. Ao mesmo tempo, tomarmos conta dos sectores chaves da economia.

Por outras palavras: Se não lhes dermos cabo da vida, serão eles – como estão a ser – a dar cabo da nossa.

De pé, ó vítimas da fome!

Ou se preferirem: Aux armes, citoyens!



(João Carlos Pereira)

Crónica lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 05/10/2011.

Sem comentários: