quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PIEGUICE? CLARO QUE NÃO! CACHAPORRA? CLARO QUE SIM!


Mais de um milhão de portugueses queixam-se de estar desempregados, sem perceber que estão, apenas, a sacrificar-se para salvar os interesses da Economia. São uns reles pieguinhas, que põem os seus interesses acima da pátria.

Mais de dois milhões e meio de portugueses queixam-se de viver abaixo dos índices oficiais de pobreza, maneira gentil de dizer que estão na miséria. Outra pieguice insuportável, denotadora de um egoísmo atroz, pois não percebem que até há quem viva ainda muito pior. Ou, se calhar, queriam ser todos Belmiros, Soares dos Santos, Berardos ou Amorins…

Mais de 34.000 famílias deixaram de poder pagar a prestação da casa, e queixam-se de, por razões a que são alheias (desemprego ou perda de poder de compra, por exemplo), se arriscarem a dormir ao relento. Pieguice inaceitável, pois o nosso clima não é assim
tão inclemente.

Mais de 50 mil jovens, grande parte deles com formação universitária, arrastam-se à procura de um primeiro emprego, queixando-se de não terem uma oportunidade para constituir família ou garantir a sua independência económica. Pieguinhas sem vergonha na cara, que já deviam ter abalado por esse mundo fora, num êxodo que teria tanto de patriótico como de aventureiro. Ah, não querem emigrar? Então, não se queixam, que este país não sustenta piegas.

Mais de 12 empresas – por dia! – declararam falência em Portugal, fora aquelas empresas que não declaram nada e se limitam a baixar taipais. Todos se queixam que o negócio deixou de dar. Ninguém compra, nem com descontos de 70%. São uns piegas, estes pequenos e médios empresários. Olha, se se dedicassem ao fabrico de pastéis de nata, já estariam ricos e a exportar para a Patagónia.

Milhares de utentes do SNS queixam-se de lhes estar a ser vedado – ou dificultado – o acesso a meios auxiliares de diagnóstico e tratamentos, como a despistagem do colesterol ou sessões de fisioterapia. Pieguice intolerável e um mau exemplo de comportamento irresponsável. Não basta a esta gente estar viva, ainda quer estar viva e sem a mínima dorzinha. Comprassem seguros de saúde aos privados. Se calhar, querem levar o dinheiro para a cova…








Mas andam por aí uns mariolas que acham que com pieguices e lamúrias não vamos lá. Também acho. Faz-te homem, Zé, deixa-te de pieguices e lamentos, agarra num valente cacete e vá de corrê-los todos à cachaporrada.

Mas daquela de criar bicho.








Crónica lida nas “Provocações” da Rádio Baía em 15/02/2012.

Sem comentários: